Apaixonada por Teatro desde que se entende por gente, Ana Quintas, fez do mesmo seu trabalho diário. Desde 2001 entre palcos, oficinas, ensaios, cabines de luz, escadas, universidades, foi se formando mais como Atriz, depois como Iluminadora, e agora como Pesquisadora. 

Talvez um desejo maior da não definição: ser artista-pesquisadora-atriz-iluminadora-criadora-e tudo o mais-sem definir-ao certo. 

Ana Quintas, nasceu e vive em Brasília, é formada Bacharel em Interpretação Teatral pela Universidade de Brasília (2010), é Mestra em Stage Design pela Trinity College Dublin, Irlanda (2017), e é Mestranda em Processos Composicionais para a Cena, no departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília, com previsão de término em 2020. 

Na vida prática, Ana Quintas se divide principalmente no trabalho em dois grupos de teatro de Brasília: É integrante, fundadora do Grupo Tripé desde 2012, e é integrante do Grupo Liquidificador desde 2017. 

Com o Grupo Tripé produziu, atuou e iluminou dois espetáculos Entre Quartos O NOVO ESPETÁCULO ( Tudo está a venda), pelo segundo Ana Quintas foi indicada a melhor iluminadora e melhor atriz no Prêmio Sesc do Teatro Candango 2017. Com o Grupo Liquidificador concebeu as luzes do espetáculos Ultra Romântico, Aquário, Janta 1 e Janta 2, além do Jardim das Delícias, espetáculo no qual também atuou.  Além dos trabalhos com seus grupos, Ana Quintas, também concebe luz para outros espetáculos de teatro da cidade, se aventurando também por concertos musicais e espetáculos de dança. 

Tendo o trabalho colaborativo como foco e desejo, se debruça agora na pesquisa das relações entre luz e intérprete, em busca de uma criação coletiva, de intérpretes sensíveis, e iluminadores presentes.

Enfim, na certeza da instabilidade das criações efêmeras, Ana Quintas, se interessa mais pelo que não se define, que movimenta, desequilibra, transforma, sensibiliza e é sensibilizado.

Por um Teatro que não só propõe a experiência mas que é a experiência em si. 

 

 

 

 

 

 

  • Captura_de_Tela_2014-05-29_às_01.39.18_edited.png
  • Facebook Clean